Prefeito Cesar Fiala apoia formação de Professores

Com o objetivo de promover a cooperação e apoiar a constituição de equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino.

O PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estados e Municípios como forma de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, onde o principal é a formação continuada dos professores alfabetizadores.

formação continuada institui a profissionalização docente como o componente principal do Programa, devendo fazer parte do cotidiano da escola. Essa formação respeita e valoriza os diferentes saberes e a experiência do docente e com isso é constituída pelo conjunto das atividades de formação desenvolvidas ao longo de toda a carreira docente, visando a melhoria da qualidade do ensino e ao aperfeiçoamento da prática como professor.

Para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores foram definidos conteúdos que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; e para o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

No âmbito do Pacto, a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores desenvolve-se a partir de um processo de formação entre pares, em um curso presencial.

É importante dizer que nos anos de 2013, 2014 e 2016, o INEP realizou uma Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA que foi considerada o marco zero. Essa avaliação apurou os níveis de alfabetização de todos os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, considerados concluintes do Ciclo de Alfabetização. Os estudantes responderam questões de Matemática, Leitura e Escrita.

Em Pirajuí a coordenadora do PNAIC é a professora Adriana Nita, tendo também a Orientadora de Estudos, a professora Maria Aparecida Ferreira Paiva responsável pela formação presencial dos professores do Fundamental I e a professora Elaine de Oliveira formadora das turmas da educação infantil.

Durante este ano as professoras tiveram uma carga horária de 30 horas, sendo dividida entre formação presencial, formação em serviço e atividades na modalidade EAD. Os encontros presenciais da educação infantil e Ensino Fundamental foram realizados na EMEF OLAVO BILAC e contaram com a supervisão da Diretora de Educação, a professora Flávia dos Santos Carvalho Barbieri.

A principal inovação no programa em 2017 refere-se à intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, atrelada ao fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, profissionais locais que se comprometam com os processos de formação, de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

“O Governo implanta os programas e as regras, mas o que faz a diferença é o comprometimento em realizar. Parabenizo todos os professores por essa responsabilidade e destaco o valor da atuação da Flávia, nossa Diretora de Educação, pois o seu perfil técnico têm garantido os resultados para as pessoas e para a educação no município como um todo”, disse o Prefeito Cesar Fiala.