• Imagem: ARTE_MATÉRIA SAUDE MARÇO_MOREIRA.jpg

Secretaria de Saúde promove campanha de prevenção em comemoração ao Mês da Mulher

Secretaria de Saúde promove campanha de prevenção

em comemoração ao Mês da Mulher

Março Lilás, Amarelo e Azul Marinho, fazem parte das medidas de conscientização

A Prefeitura de Pirajuí, em parceria com a Secretaria de Saúde, iniciou a promoção da campanha “Março Lilás, Amarelo e Azul Marinho” no combate às doenças acometidas em mulheres, com enfoque na Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, visando estimular informação e a participação feminina nos cuidados preventivos.

Segundo a Secretária de Saúde, Evandra Zarbin, todas as unidades básicas realizam o atendimento de prevenção e orientação ao câncer de colo de útero, fazendo também a coleta do exame citopatológico, popularmente conhecido como Papanicolau.

“Todas as unidades também fazem o diagnóstico da endometriose nas mulheres, e as que são diagnosticadas logo são direcionadas ao ginecologista, para uma abordagem específica, na realização de exames e tratamentos, que pode ser medicamentoso ou em alguns casos, cirúrgico”, afirmou Evandra. Além disso, a Secretária informou que no caso de câncer de colo retal, são feitas as orientações, de acordo com os exames necessários, para um diagnóstico preciso da doença.

O Março Lilás faz menção ao câncer de colo de útero. Este é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Março Amarelo é relacionado a endometriose. Quando a mulher sofre desta doença, algumas das células do endométrio, ao invés de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, aonde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Os sintomas mais comuns da doença são: dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação, dor durante as relações sexuais e dificuldade de engravidar.

Já o Março Azul está relacionado ao câncer colorretal. Esse é um tumor que acomete o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto e ânus. No Brasil o tumor colorretal é o quarto que mais atinge homens e o terceiro na mulher com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste. Os sintomas irão depender da localização do câncer e apresenta possibilidade de cura se diagnosticado precocemente.

O Prefeito Cesar Fiala falou sobre a relevância da campanha “Nosso objetivo é conscientizar sobre a urgência dos exames preventivos como uma ferramenta para salvar vidas. A equipe de saúde de Pirajuí está de portas abertas para atender nossas munícipes. O quanto antes a paciente souber, maior a chance de recuperação”, concluiu.