• Imagem: IMG-20240320-WA0053.jpg

• Imagem: IMG-20240320-WA0048.jpg

• Imagem: IMG-20240320-WA0047.jpg

• Imagem: Imagem do WhatsApp de 2024-03-12 à(s) 00.49.04_9cb596a1.jpg

Prefeito Cesar Fiala realiza cerimônia para assinatura do termo de cooperação do programa “E agora, José”

O projeto tem por objetivo a criação de um grupo socioeducativo para a reabilitação de homens agressores

Na última segunda-feira (11) o Prefeito Cesar Fiala realizou a cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre municípios, do programa “E AGORA, JOSÉ?”. O evento que ocorreu na Câmara Municipal de Pirajuí, reuniu diversas autoridades da cidade, além de prefeitos da região, secretários, diretores e assessores do município.

O Programa “E AGORA,  JOSÉ?” é um grupo socioeducativo com homens autores de violência doméstica contra as mulheres. Esta iniciativa surgiu com o objetivo de promover atividades pedagógicas e educativas, assim como o acompanhamento das penas e das decisões proferidas pelo juízo competente no que tange aos homens autores de violência doméstica contra as mulheres.

A partir dessa percepção, o Programa “E agora José?” busca questionar os papéis sociais de gênero que têm legitimado as desigualdades sociais e a violência contra as mulheres, por meio do processo socioeducativo, de ações que propiciem a reflexão e de uma pedagogia que conduza a responsabilização do autor de violência.

O projeto de lei com autoria do governo municipal foi instituído em 2022 e aprovado por unanimidade na câmara dos vereadores. Tal política é inspirada em um projeto informal realizado em Santo André. A parceria com oito cidades da região visa o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a mulher e coloca Pirajuí em destaque na região.

Segundo o Prefeito Cesar Fiala “O programa é um marco para nossa cidade, reforçando o nosso compromisso para com as mulheres. Os agressores precisam ser responsabilizados por seus atos e com essa iniciativa do município, damos mais um passo rumo a conscientização sobre a violência e seus impactos na sociedade. No Brasil os índices de feminicídio são assustadores, é nosso papel promover políticas públicas que revertam esse cenário’’, afirmou.

O chefe do executivo completou que na região de Pirajuí, dos 205 casos de violência contra a mulher notificados, nas questões de penas alternativas, quando os agressores participam do programa, o número de reincidência é de 8 casos. Ou seja, 96% dos homens não voltaram a realizar agressões.