• Imagem: Exames de Rotina Salvam Vidas.jpg

Secretaria de Saúde de Pirajuí viabiliza exames de rotina no Mês da Mulher

O objetivo é promover o hábito do check-up na prevenção de diversas doenças

Dentre as ações preventivas viabilizadas pelas unidades básicas de saúde, especialmente no mês de março, o exame geral de rotina é uma das ações da campanha “Março Lilás, Amarelo e Azul Marinho”, realizada pela Prefeitura Municipal de Pirajuí.

Em relação aos exames de rotina, as mulheres são mais cuidadosas que os homens em relação à sua saúde, por fatores culturais ou simples hábitos. Contudo, seja pela intensa jornada de trabalho, a vida pessoal e familiar, a mulher pode negligenciar a própria saúde, deixando de realizar os exames de rotina necessários.

Segundo a Secretária de Saúde, Evandra Zarbin, a prevenção para diversas doenças acometidas nas mulheres, é formada pelo cuidado, realização de consultas e exames de rotina “Diante das doenças que mais afetam a saúde da mulher, a prevenção é fundamental para prevenir e auxiliar na identificação de doenças e distúrbios que ainda estão em fase inicial. Dessa forma, com um diagnóstico precoce, o tratamento adequado e eficaz é realizado também de forma rápida, aumentando muito as chances de cura em inúmeras doença’’, afirmou.

Os exames de “check-up” são realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Na unidade Dr. Dimas Carneiro Volpato (Jardim Rinaldi) os atendimentos acontecem de segunda, terça e quinta-feira às 07h por demanda e às 13h por agendamento. De quartas-feiras às 07h por demanda para gestantes e às 13h para visitas domiciliares. Para mais informações entre em contato pelo (14) 3572-3134.

Já no Posto Doriel Gonçalves (Jardim América) as consultas acontecem de segunda, terça, quinta e sexta-feira no período da manhã e da tarde. Para mais informações entre em contato pelo (14) 3572-3210. No Centro de Saúde Municipal (Centro) os exames são realizados de segunda à sexta-feira, das 07h às 13h. Dúvidas podem ser respondidas pelo telefone (14) 3572-1030.

O Prefeito Cesar Fiala comentou sobre a campanha “Nosso objetivo é reforçar a busca pelos exames de rotina. Essa é uma parceria da prefeitura com a secretaria de saúde, pensando no bem-estar das mulheres pirajuienses. Não deixem de se cuidar e prevenir”.