• Imagem: Imagem do WhatsApp de 2024-03-19 à(s) 16.32.59_42d47dcb.jpg

Prefeitura de Pirajuí investe em planejamento familiar realizando cirurgias de laqueadura

O programa visa o acesso a métodos contraceptivos e a prevenção da gravidez não planejada

A Secretaria de Saúde do município de Pirajuí está realizando uma ação no mês da mulher, com foco no planejamento familiar. Está sendo disponibilizado o cadastro para a cirurgia de laqueadura. Os homens também serão incluídos na campanha, através da vasectomia.

Para participar, o paciente deve fazer o cadastro no Centro de Saúde II Dr. Jorge Meirelles da Rocha, localizado na Rua Riachuelo N° 910 – Centro. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h. As inscrições estão sendo realizadas na área de ginecologia. Dúvidas podem ser respondidas pelo telefone (14) 3572-1030.

A laqueadura, também conhecida por ligadura de trompas, é um processo cirúrgico feito com objetivo contraceptivo, ou seja, que impede que a mulher engravide novamente. Nesse procedimento, as tubas uterinas são obstruídas, cortadas e/ou amarradas, impedindo a descida do óvulo e subida do espermatozoide, tendo como resultado um índice de concepção menor que 1%.

Segundo a Secretária de Saúde, Evandra Zarbin, esse programa é realizado apenas no posto de saúde “Nós também disponibilizamos outros métodos contraceptivos como anticoncepcionais, preservativos e a colocação do DIU de cobre. No ano passado foram 117 laqueaduras e 38 vasectomias. Queremos poder aumentar ainda mais a quantidade de procedimento”, destacou.

Outra opção disponibilizada pelo município é a vasectomia, cirurgia relativamente simples realizada em homens. O procedimento garante a interrupção dos vasos deferentes, os quais são responsáveis por levar os espermatozoides até a uretra, por meio do corte e da selagem dos vasos deferentes. Portanto, o método é considerado definitivo.

O Prefeito Cesar Fiala considera que “As mulheres têm desempenhado diversos papéis na sociedade. Elas estão nas prefeituras, empresas, instituições, por isso precisam ter o direito de escolher quando querem engravidar. Nossa campanha promove um planejamento familiar seguro, impactando de forma significativa na vida das pirajuienses”, destacou.