Projeto didático intitulado “Pequenos Cidadãos”

Os alunos do 5º Ano C, da professora Maria Paiva, da E.M.E.F. Cel Joaquim de Toledo Piza e Almeida realizaram um projeto didático intitulado “Pequenos Cidadãos” no decorrer do ano letivo de 2022 que culminou com a visita ao prefeito municipal no dia 24 de abril de 2023, no período vespertino.

Este projeto interdisciplinar envolveu conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa com os gêneros textuais “Carta de reclamação” e “Entrevista” e História com a conscientização da importância de se conhecer as formas de governos existentes, do papel dos cidadãos diante do voto e de sua atuação durante o mandato dos candidatos eleitos.

Foram realizadas atividades pedagógicas de leitura de textos informativos, de produção de texto coletivo (tendo alunos como escribas), de revisão textual e de preparação para a apresentação ao prefeito (entonação, expressão, postura corporal e leitura em voz alta).

Os alunos ficaram muito felizes com esta oportunidade de conhecer a prefeitura municipal e de poder entrevistar o prefeito César Henrique da Cunha Fiala, o qual os recebeu muitíssimo bem, respondendo, gentilmente, a todas as perguntas realizadas. Para finalizar o encontro todos puderam saborear um delicioso lanche ofertado.

Após o retorno para a sala de aula, as crianças definiram o encontro como “Incrível”. Certamente, estes “pequenos cidadãos” guardarão em suas memórias este dia tão especial.

Texto: EMEF Coronel Joaquim de Toledo Piza e Almeida