• Imagem: capa.jpg

Prefeitura realiza mutirão de castrações em cães e gatos

A lei “Mais Saúde Animal” vigente desde novembro de 2021, define garantia mínima de procedimentos

A Prefeitura Municipal de Pirajuí, realizou na última segunda-feira (15), o 1° Mutirão de Castração de 2024.  Sediado no Ginásio de Esportes Satílio de Lima (Gigantão), a ação foi sucedida por intermédio de um Castra-Móvel.

O número de animais agendados previamente no Centro de Controle de Zoonoses da cidade, foi de 240. Dentre estes, 169  foram submetidos a castração e microchipagem. Do total, 71 não foram sujeitos ao procedimento, devido a ausência de seus tutores. Segundo dados da saúde, foram atendidos 77 caninos fêmeas, 24 caninos machos, 44 felinos fêmeas e 24 felinos machos.

O programa “Mais Saúde Animal” é um projeto de lei sob autoria do chefe executivo, Cesar Henrique da Cunha Fiala, e tem como garantia mínima 50 castrações em todo início de exercício, assim como a definição de metas anuais.

A Secretaria de Saúde é a responsável pela coordenação do projeto, que têm por objetivo controlar a natalidade de cães e gatos, e reduzir os riscos de câncer
em animais mais velhos pertencentes ao município de Pirajuí/SP.

A castração do animal contribui na prevenção de câncer de mama, infecção de útero e cessar de sangramento.  Além disso, evita gravidez psicológica, previne o tumor no testículo e alterações na próstata. Outro auxílio é a contribuição na redução da superpopulação e aumento da longevidade.

Para participar do próximo mutirão, a população deve inscrever seu animal no  Centro de Controle de Zoonoses de Pirajuí, das 8h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. Os documentos necessários para agendamento são: RG e CPF; Comprovante de residência do proprietário; Carteira de vacinação e vermifugação do animal. Para mais informação, o telefone de contato é o (14) 3584-4307.

O prefeito Cesar Fiala fez um balanço do mutirão e constatou ter sido positivo: “Essa é uma ação muito importante do nosso governo, nós iniciamos esse trabalho e temos uma luta constante em cuidar dos nossos animais. Ver o resultado do mutirão me deixou extremamente feliz. Nosso objetivo é fazer ainda mais ações, para que o projeto beneficie a todos”, afirmou.

A Secretária de Saúde do Município de Pirajuí, Evandra Zarbin, reforça a população que ao realizar o agendamento no Centro de Zoonoses, se comprometam em levar o animal até o local e data marcada, pois, o índice de ausência prejudica no desenvolvimento do projeto. Além disso “atrasa a realização do procedimento em animais que poderiam ter sido agendados anteriormente e não foram contemplados no mutirão”, afirma.