• Imagem: 8.jpg

• Imagem: 5.jpg

• Imagem: 4.jpg

Prefeitura de Pirajuí realizou 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo

A ação conjunta entre as secretarias fez parte da programação pelo Mês de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Pirajuí promoveu no último sábado (27) a 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. Essa foi uma ação realizada pelo município, junto do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social, no Mês da Conscientização do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O evento que teve concentração inicial em frente à Prefeitura, percorreu o centro da cidade e se findou na Igreja São Sebastião. Ao longo do percurso foi feita a distribuição de panfletos informativos sobre o autismo. Após a caminhada foi realizado um piquenique para todos os presentes, com distribuição de suco, cachorro-quente, fruta, pipoca, algodão doce e um cubo mágico de quebra-cabeças, como peça simbólica da causa.

Estiveram presentes diretoras e professoras da Rede Municipal de Educação, a presidente do Fundo Social e Primeira-Dama, Amanda Fiala, os vereadores Osmar Nunes, Yara Falavinha e Ricardo Cury, além da Secretária de Educação, Gabrieli Orestes e da Saúde, Evandra Zarbin.

Os servidores do Centro de Saúde, a equipe do CAPS I e da Assistência Social também prestigiaram, juntamente do grupo de pais autistas "Te Amamos". Com a sociedade civil, marcou presença no evento o Diretor da Defesa Civil, Valdir Vieira, e a Assessora de Projetos Especiais, Ana Cristina, representando o Projeto Colmeia.

O Prefeito Cesar Fiala repercutiu sobre a importância da ação “Este evento representa não apenas uma oportunidade de sensibilização, mas também um marco em nosso compromisso com a inclusão e o respeito às pessoas TEA e suas famílias. A participação da população nesta caminhada é um reflexo do apoio e solidariedade de nossa comunidade em relação às questões relacionadas ao autismo. Com isto, estamos promovendo aceitação, compreensão e a valorização das diferenças” afirmou.

O chefe do executivo ainda agradeceu a presença de todos os envolvidos “Quero expressar minha gratidão a todos que contribuíram com a organização deste evento, bem como as famílias, profissionais de saúde, educadores e voluntários que dedicam seu tempo e esforço para tornar nossa cidade mais acolhedora e acessível. Vamos continuar trabalhando juntos para construir uma cidade onde todos sintam que pertencem e que são valorizados, independentemente de suas diferenças.”, concluiu Fiala.