• Imagem: 5.jpg

Prefeitura de Pirajuí promove campanha “Maio Roxo” pelo diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais

Em parceria com a Secretaria de Saúde, a ação visa a conscientização sobre o tema

A Prefeitura de Pirajuí, em parceria a Secretaria de Saúde, traz para o debate nesta semana o tema “Maio Roxo” que visa a conscientização do diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais. As ‘DIIs’ são caracterizadas por um grupo de condições inflamatórias do trato digestivo, mediadas pelo sistema imunológico, das quais as principais são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por DIIs, e a prevalência dessas doenças está aumentando no Brasil, afetando 100 pessoas a cada 100 mil habitantes, com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste.

As doenças inflamatórias intestinais são doenças crônicas que requerem acompanhamento médico contínuo para o controle dos sintomas ao longo da vida. Embora não tenham cura, os sintomas podem ser controlados com medicamentos que ajudam a recuperar a qualidade de vida dos pacientes. É importante estar atento a sintomas como dor abdominal persistente, diarreia e sangramento nas fezes, e buscar atendimento médico para diagnóstico precoce. O diagnóstico antecipado é essencial para iniciar o tratamento adequado rapidamente, evitando a piora do quadro e complicações graves que podem necessitar de internações e cirurgias.

Segundo a Secretária de Saúde, Evandra Zarbin, pacientes com DIIs têm um risco maior de deficiências nutricionais e precisam focar em uma nutrição reforçada com suplementos alimentares “É crucial manter uma alimentação variada e rica em proteínas, equilibrando carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Assim, a alimentação adequada, em conjunto com o tratamento medicamentoso, auxilia no controle das crises’’.

A doença de Crohn, por exemplo, pode causar diarreia, cólica abdominal, febre frequente e, às vezes, sangramento retal, além de perda de apetite e peso. Reconhecer esses sintomas e buscar ajuda médica pode prevenir complicações graves que muitas vezes exigem internações e cirurgias.