• Imagem: 3.jpg

• Imagem: 2.jpg

• Imagem: 1.jpg

Secretaria de Agricultura promove curso de produção e maturação de queijo artesanal em Pirajuí

Nas instalações do projeto ‘Cozinhalimento’, os alunos produziram seu próprio queijo artesanal, utilizando técnicas aprendidas ao longo do curso

A Prefeitura de Pirajuí, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou nos dias 21 e 22 de maio, o curso de “Produção e Maturação de Queijo Artesanal de Leite Cru da região da Serra Canastra” nas dependências do Projeto COZINHALIMENTO.

As aulas foram ministradas pela Zootecnista, Dra. Valéria Vânia Rodrigues e a Médica Veterinária, Brenda Leão de Macedo, ambas da Associação de Produtores de Queijo da Canastra-APROCAN. O curso teve por objetivo proporcionar aos produtores de leite participantes, que já produzem queijo fresco, alternativas de diversificação de suas atividades e consequente melhoria de renda.

Durante os dois dias de capacitação, foram abordados temas como: Controle Sanitário do Rebanho; Implantação de uma Queijaria Artesanal; Fabricação do queijo propriamente dito; Maturação e climatização dos queijos e Principais defeitos relacionados a sua fabricação. O curso foi finalizado com a produção de um queijo por participante, utilizando na prática, os conhecimentos adquiridos durante o processo.

Segundo o Secretário da pasta, Haroldo Bannwart, essa é uma das ações voltadas para o rural “Essa é uma iniciativa importante para promover a qualificação dos nossos produtores locais e fortalecer a cadeia produtiva do queijo na nossa região. Continuaremos investindo em programas e projetos que promovam a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos produtos locais. Juntos, vamos fortalecer ainda mais os nossos produtores e levar o nome da nossa cidade para além das fronteiras regionais” destacou.

O Prefeito Cesar Fiala agradeceu aos instrutores e organizadores do curso, que não mediram esforços para trazer o melhor conteúdo e as melhores práticas para nossos alunos “Este curso é fruto de uma parceria sólida entre a Prefeitura, a Secretaria de Agricultura e as cooperativas locais. Não posso deixar de mencionar o impacto positivo que este projeto terá na economia do município. A valorização do produtor local é essencial para fortalecer a nossa cidade e criar novas oportunidades de emprego e renda” finalizou.