• Imagem: 4.jpg

Junho Vermelho: Secretaria de Saúde inicia campanha de incentivo à doação de sangue

A ação visa a conscientização sobre o ato de solidariedade que em uma única doação, salva até quatro vidas

A Prefeitura de Pirajuí, em parceria a Secretaria de Saúde, iniciou neste mês a campanha “Junho Vermelho” que tem por objetivo o incentivo à doação de sangue. O processo é dividido entre pré-doação, exames e testes, doação, pós doação, processamento e distribuição.

Verifica-se dos requisitos básicos: idade (geralmente entre 16 e 69 anos), peso mínimo (geralmente acima de 50 kg) e boas condições de saúde. O doador preenche um formulário, após a triagem clínica são realizados testes rápidos para verificar a presença de doenças como HIV, hepatites B e C, sífilis, entre outras. Aproximadamente 450 ml de sangue são coletados. O sangue e seus componentes são distribuídos para hospitais e clínicas para atender pacientes necessitados.

A doação é crucial para várias situações médicas, como: transfusões em cirurgias (para pacientes que perdem muito sangue durante procedimentos cirúrgicos); tratamento de doenças crônicas (como anemia, leucemia e outras condições que afetam a produção de sangue), além de emergências e acidentes (para vítimas de traumas que necessitam de transfusões imediatas).

A Secretária de Saúde, Evandra Zarbin, destacou a importância da campanha “A doação de sangue é um ato de solidariedade e cidadania que salva vidas todos os dias. Pacientes que passam por cirurgias, vítimas de acidentes, pessoas com doenças crônicas como anemia falciforme, leucemia e outros tipos de câncer, todos eles dependem das doações de sangue para sobreviver e se recuperar. O processo é seguro, simples e faz uma grande diferença na vida de muitas pessoas”, disse Evandra.

O Prefeito Cesar Fiala convidou a população a se engajar nesta causa “A doação de sangue é um ato de generosidade que reflete o melhor de nossa comunidade. Peço a todos os cidadãos que participem desta campanha, doando sangue e incentivando seus amigos e familiares a fazerem o mesmo. Vamos mostrar a força da nossa cidade, unindo-nos em prol de uma causa tão nobre” finalizou.