PREFEITO CESAR FIALA ANUNCIA MAIS UMA CONQUISTA PARA A EDUCAÇÃO

O melhor método com os melhores resultados

A Educação começou 2018 com TUDO: na semana passada chegou todo o material didático do Programa LER e ESCREVER e EMAI da Secretaria Estadual de Educação.

O Prefeito Cesar Fiala compartilhou da alegria da Diretora de Educação Flávia Barbieri ao dizer que esta é mais uma conquista da atual Administração para a Educação de Pirajuí, pois há 5 anos que a cidade não  participava.

Flávia Barbieri afirmou que este é o melhor material do Estado de SP, porque mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se dessa forma como uma política pública para o Ciclo I. Tudo isso para promover a melhoria do ensino em toda a rede, pois sua meta é ver plenamente alfabetizadas todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual e municipal de ensino. Os principais objetivos do Ler e Escrever são: apoiar o Professor Coordenador em seu papel de formador de professores dentro da escola; apoiar os professores regentes na complexa ação pedagógica de garantir aprendizagem de leitura e escrita a todos os alunos, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental I.; criar condições institucionais adequadas para mudanças em sala de aula, recuperando a dimensão pedagógica da gestão.

Com a implantação do Ler e Escrever nas escolas do Município toda a estrutura da Secretaria Estadual de Educação será envolvida por meio da Diretoria de Ensino de Bauru e Secretaria Municipal de Educação, assim promoverá a participação dos gestores (Supervisores, Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas e Diretores de escolas), gerando discussão de conteúdos que ampliem as possibilidades de compreensão, apoio, acompanhamento e avaliação para a tomada de decisões voltadas à aprendizagem dos alunos. O Programa teve início em 2007 nas escolas da Capital Paulista e em 2008 ampliado para todo o Estado. Após a municipalização do Ensino Fundamental I, Pirajuí deixou de utilizar este material em suas escolas, passando a comprar os livros que os alunos iriam utilizar durante o ano letivo.

A economia do município na aquisição do PROGRAMA LER E ESCREVER e EMAI será de mais de 250 mil reais por ano, além é claro da qualidade do material e toda a sua estrutura. O material é elaborado por um grupo de professores, mestres e doutores em Educação, uma equipe específica que vive e respira EDUCAÇÃO DE VERDADE.

“Garantir a aprendizagem significativa dos alunos deve ser fundamental para uma alfabetização efetiva de toda Rede. Quero dizer que a a Dirigente Regional de Ensino, Gina Sanchez teve um papel fundamental para a aquisição do novo material, ela me incentivou e suas supervisoras ofereceram todo suporte técnico para o sucesso desta escolha importante. É assim que trabalhamos, em equipe e olhando para nossas crianças”, falou a Diretora de Educação, Flávia Barbieri.

O município participa também do Programa Nacional do Livro Didático, que é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais.