Prefeitura de Pirajuí inaugura o projeto ‘Cozinhalimento’

A unidade instalada na sede do Fundo Social será utilizada para cursos e necessidades do município

A Prefeitura de Pirajuí, realizou a inauguração do projeto ‘Cozinhalimento’ na última terça-feira (9) na sede do Projeto Colmeia. Essa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, promovida pela Secretaria de Agricultura e Fundo Social.

Estiveram presentes na inauguração o Prefeito Cesar Fiala, a primeira-dama Amanda Fiala, o Secretário de Agricultura, Haroldo Bannwart e a Secretária de Assistência Social, Maria Ap. Antonia Biasoto. Representando o Estado, esteve presente o subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, Diogenes Kassaoka. Além disso, o Assessor Gustavo Valentim e os responsáveis pela vistoria do local, Elaine Zangheri (Oficial Administrativa) e Esequiel Bessani (Oficial Operacional) também participaram da cerimônia.

O programa visa estabelecer cozinhas profissionais para treinar agentes multiplicadores nas áreas de segurança alimentar, nutrição sustentável e estímulo à criação de oportunidades de emprego e renda. Sob esse projeto, o Estado assume a responsabilidade de montar cozinhas industriais em parceria com os municípios, com o objetivo principal de fortalecer os cursos de capacitação profissional.

Além disso, os objetivos incluem educar agentes multiplicadores sobre práticas alimentares saudáveis e equilibradas, conduzir cursos e eventos educativos para combater o desperdício. Outra ação é promover a manipulação adequada e o uso de partes não convencionais de alimentos, assim como estimular o desenvolvimento local por meio de cursos de capacitação.

O Prefeito Cesar Fiala comentou sobre a inauguração “Gostaria de expressar nossa profunda gratidão ao governo do estado pelo projeto Cozinhalimento, que agora está instalado em nossa cidade. Esta iniciativa é um passo significativo em direção à promoção da segurança alimentar, ao fortalecimento da capacitação profissional e à criação de oportunidades de emprego e renda para nossos cidadãos”.