Fique por dentro das notícias de Pirajuí, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 17/07/2018 - Sebrae Aqui traz nova oportunidade para os empreendedores

    O SEBRAE AQui traz uma nova oportunidade de capacitação, confiram! Compartilhem e participem! WORKSHOP DE EXPOSITOR DE PRODUTOS - Quem se capacita com frequência está comprometido com o sucesso!

  • 26/04/2018 - Empresários e colaboradores participaram
     
     
    No último dia 24 de abril, na sede do CREA, empresários e seus colaboradores participaram da Oficina Equipe Motivada, trazida pelo Sebrae Aqui de Pirajuí. Segundo a Agente local do Sebrae Aqui , Sra. Juliana Lau, o evento foi um sucesso e contou com 45 participantes na oficina ministrada pela Sra. Cintia Fortuna Fernandes do Sebrae de Bauru. As oportunidades têm se intensificado e é muito gratificante ver os Empresários aproveitando e investindo tempo de qualidade nessas participações.
     
    Acompanhem as divulgações e participem! Em breve novas oportunidades!
  • 11/04/2018 - Participe - oficina do Sebrae Aqui

    O Sebrae Aqui está trazendo mais uma oportunidade de formação para os empresários de Pirajuí. Não importa o tamanho do seu empreendimento, quem faz o resultado é a sua equipe. O que vc tem feito por ela? Venha aprender!

     

  • 08/03/2018 - Pirajuí completa 103 anos

    Chegou o mês de março novamente e, com ele, o aniversário da cidade. Este ano Pirajuí completa 103 anos. Para comemorar, a Prefeitura Municipal estabeleceu um intenso calendário de eventos e, de forma, especial, o Prefeito Cesar Fiala, em entrevista, destacou as inaugurações e reinaugurações de locais que são peças-chave para a cidade.

    A primeira grande conquista veio na terça-feira, dia 6/3, quando em aula inaugural na EMEF Olavo Bilac, o Prefeito Cesar Fiala juntamente com sua Diretora de Educação, Flávia Barbieri e o Diretor da Fundação 29 de Março, Vagner dos Santos, anunciaram a instalação do Polo Univesp de EAD em Pirajuí. A Univesp é a 4ª. Universidade que soma a força do ensino público do Estado com a Unesp, USP e Unicamp. Estiveram presentes na solenidade, o Presidente da Câmara Ricardo Cury, o Vice-Prefeito Prof. Wandão Grejo, bem como a Primeira Dama Talita Fiala, além de alguns Diretores da Administração 2017-2020. Os alunos que foram aprovados no concorrido vestibular estavam felizes e prestigiaram o evento, que foi um marco para história, pois é a primeira vez que Pirajuí oferece ensino universitário gratuito.

    Ontem sexta-feira, 9/3, foi a vez de inaugurar o SEBRAE Aqui-Pirajuí, uma importante parceria no cenário de apoio ao micro e pequeno empreendedor. O escritório oferece atendimento presencial com orientações individuais e coletivas que incentivam os pequenos negócios locais. A iniciativa, fechada pelo Prefeito Cesar Fiala depois de anos de tentativas por parte do Sebrae, vem oferecer um ambiente para o surgimento de novas empresas, além de apoiar o crescimento das que já existem e estão instaladas aqui na cidade. Isso estimula o desenvolvimento, gera empregos e traz qualidade de vida para as pessoas.

    No dia 15/3 próximo teremos a reinauguração do Ginásio de Esportes Satílio de Lima, o Gigantão, importante equipamento público para o desenvolvimento de modalidades esportivas na cidade, que passou por recentes reformas e será estreado pelos times que farão a abertura da Copa TV Tem de Futsal, marcando também a história da cidade e a do Ginásio de forma muito positiva!

    No dia 23/3, a programação segue quando o Prefeito Cesar Fiala inaugurará o Centro de Zoonoses, importante conquista para a população, pois trata-se de um abrigo temporário para o acolhimento de animais em situação de abandono, equipado de forma moderna e que atenderá as necessidades nesse sentido de forma muito satisfatória. Este é um compromisso de campanha sendo cumprido com louvor, já que foi construído com recursos próprios e terá, inclusive, o serviço de castração gratuito.

    Ainda no dia 23/3, na parte da tarde, o Prefeito Cesar Fiala reinaugurá o Banco do Povo, instituição importante para apoio à economia local, para os empreendedores formais de micro e pequeno portes. Mais uma conquista que chega logo no início do segundo ano de gestão.

    Em entrevista, o executivo demonstrou muita alegria, “encontramos uma Prefeitura destruída, frota toda sucateada, um povo desesperado por mudanças e, mesmo diante de tudo isso, não desanimamos, estamos conseguindo devagar imprimir nossa marca, mostrando avanços. Sabemos que a caminhada que vem pela frente é ainda maior, mas estamos motivados porque já sabemos que vamos conseguir reconstruir a nossa cidade jardim”.

    Prestigiem os eventos, confiram a programação.

     

    “ESCOLA DA CONSTRUÇÃO CIVIL”

    O projeto “Escola da Construção Civil” faz parte do Programa Escola de Qualificação Profissional criado e desenvolvido pelo FUSSESP – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo que entende a qualificação profissional com qualidade, em atividades geradoras de renda e ministradas em curto prazo, como um dos caminhos para a geração de emprego e renda, um dos maiores desafios da humanidade. Trata-se de mais uma conquista da Administração César Fiala, através do Fundo Social de Solidariedade  que tem por Presidente Talita  C.M. Lopes.   A finalidade   do projeto é  a de  contribuir para a geração de renda da população em situação de vulnerabilidade social, trata da capacitação para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, no curso de Pedreiro.

    Dada à singularidade das atividades deste projeto, as aulas práticas  serão ministradas em áreas que necessitem de benfeitorias ou poderão ser demolidos pela turma seguinte como parte do conteúdo programático da capacitação.

    . Objetivos

    • proporcionar qualificação profissional à população com idade igual ou superior à 18 anos, possibilitando aos participantes atuação no ramo da construção civil, seja como empregados, prestadores de serviços autônomos e/ou proprietários de microempresas nas áreas de Pedreiro.

    • promover ação social, proporcionado prestação de serviço (pedreiro) à população em situação de vulnerabilidade social dos municípios como forma de ampliação da qualificação profissional, oportunizando período de experiência e aprimoramento aos alunos formados;

    O projeto será desenvolvido em 02 semestres, de forma que, durante a vigência do convênio sejam formados 40 alunos, sendo 02 turma por semestre, com 10 alunos cada, conforme quadro abaixo:

    Curso

    1º Semestre

    2º semestre

    Pedreiro

    1ª Turma :

    10 alunos

    2ª Turma :

    10 alunos

    3ª turma:

    10 alunos

    4ª turma:

    10 alunos

             

    A inauguração  da Escola de Construção Civil está prevista para 20 de março de 2018 às 10hrs – Rua 13 de maio, nº 900 – Centro  - Anexo  ao lado  do Núcleo Serviço de Convivência I ”Leonor Mendes de Barros”.

  • 26/01/2018 - Projeto Microbacias II aumentará em 50% a lucratividade de produtores rurais de Pirajuí

    Um dos principais municípios produtores de café do Brasil no século XX, Pirajuí terá sua produção agropecuária alavancada com os investimentos do Governo do Estado de São Paulo entregues pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, no último sábado, 20 de janeiro, a duas entidades - a Cooperativa Agrícola da Média Noroeste (Cocap) e a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Vitória de Pirajuí (Aspravi). A expectativa é que as melhorias aumentem em até 50% a lucratividade dos agricultores.

    São equipamentos, veículos e insumos adquiridos via Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria. Ao todo, o governo paulista investiu R$ 718.642,15 nas duas cooperativas – beneficiando 46 agricultores.

    No caso da Aspravi, o aumento na lucratividade deve chegar a 50% com os novos equipamentos porque poderá escoar melhor sua produção – além de contar com infraestrutura de produção em estufa nas propriedades. Já a Cocap espera que seu lucro aumente em até 20% com a nova estrutura.

    “Estamos aqui hoje concluindo uma entrega de uma inciativa que tem nos permitido transformar a agricultura paulista, que é o Microbacias II. O governador Geraldo Alckmin é um entusiasta disso e sabe da importância de apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar e reforçar o associativismo e o cooperativismo”, lembrou Arnaldo Jardim.

    A Cocap recebeu a reforma da estrutura de cobertura do barracão de armazenamento de café beneficiado e adquiriu, por meio da Proposta de Negócio na sexta Chamada Pública, reforma completa do telhado, transportador mecânico de correia (utilizado para transportar o saco de café do chão e poder colocá-lo, por exemplo, em cima de um caminhão que fará o transporte da carga), além de projeto técnico de construção civil e assessoria para elaboração do Plano de Negócio.

    “Nosso trabalho ficou melhor desde a porteira até aqui na Associação porque foi tudo reformado. Dá até gosto de ver tanta melhoria e muito mais vontade de trabalhar. Esses benefícios vieram em uma hora muito boa porque estamos nos reestruturando. Graças a Deus tivemos essa ajuda do Governo do Estado de São Paulo”, agradeceu o presidente da Cocap, Luiz Ricardo Fazião, pecuarista e produtor de hortifrúti e café.

    Discurso ratificado pelo funcionário da entidade Nilson Zamboti: “essa entrega melhorou muito meu dia-a-dia de trabalho. O produtor merece ter uma atenção dessas”.

    A Aspravi foi beneficiada na sexta Chamada Pública com a melhora no escoamento da produção e aquisição de equipamentos, caminhão com carroceria, microtrator, pulverizadores e assessoria para elaboração do Plano de Negócios. O valor total do projeto é de R$ 226.490. Também via Microbacias II, a entidade conseguiu a readequação de 8,57 quilômetros de estradas rurais em quatro trechos de quatro vias do Bairro Água Quente, totalizando R$ 353.156 em investimentos.

    “Tenho certeza de que as pessoas que estão aqui sabem o que a agricultura representa para o Brasil e, felizmente, no estado de São Paulo temos um secretário como o Arnaldo Jardim”, elogiou Wandão Grejo, Vice-prefeito e Diretor de Agricultura de Pirajuí.

  • 26/01/2018 - Prefeito Cesar Fiala feliz com o apoio da população

    As obras de recapes e pavimentação foram iniciadas na semana passada pelo centro de Pirajuí. Várias quadras das Ruas Treze de Maio, Quintino Bocaiúva, Luiz Santa Rosa, Campos Salles, Higino Marangon, Pe. João Van Der Hulst e Av. Rui Barbosa Lima estão sendo transformadas. Além disso, a Av. Orestes Quércia recebeu melhorias nas galerias pluviais com a construção de bocas de lobo, evitando assim que a água voltasse a invadir os comércios daquela localidade. A Praça central, toda refeita (usando mão-de-obra local) para melhorar as condições de uso dos bancos e das calçadas. Melhoria gigante principalmente para os cadeirantes que, muitas vezes, têm o direito cidadão de ir e vir limitado. Tudo isso vem sendo destaque nos comentários da população pirajuiense nas redes sociais da Prefeitura e do próprio Prefeito Cesar Fiala.

    Essa semana ele externou sua satisfação ao receber tantos cumprimentos, “likes” nas páginas e compartilhamentos. Ele fez questão de dar destaque a este movimento porque este tipo de apoio funciona como combustível para a equipe de servidores que trabalha para ver a cidade mais bonita, com ruas funcionais e menos reclamações.

    Em resposta aos elogios públicos, o Prefeito Cesar Fiala afirmou “MUITO obrigado a todos por reconhecerem nosso trabalho. A lista de afazeres ainda é grande, mas a nossa determinação é maior! Seguimos firmes e felizes porque temos mais três anos pela frente! Acreditamos no trabalho que estamos fazendo e na grande chance de reconstruir a nossa cidade jardim”.

  • 26/01/2018 - PREFEITO CESAR FIALA ANUNCIA MAIS UMA CONQUISTA PARA A EDUCAÇÃO

    A Educação começou 2018 com TUDO: na semana passada chegou todo o material didático do Programa LER e ESCREVER e EMAI da Secretaria Estadual de Educação.

    O Prefeito Cesar Fiala compartilhou da alegria da Diretora de Educação Flávia Barbieri ao dizer que esta é mais uma conquista da atual Administração para a Educação de Pirajuí, pois há 5 anos que a cidade não  participava.

    Flávia Barbieri afirmou que este é o melhor material do Estado de SP, porque mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se dessa forma como uma política pública para o Ciclo I. Tudo isso para promover a melhoria do ensino em toda a rede, pois sua meta é ver plenamente alfabetizadas todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual e municipal de ensino. Os principais objetivos do Ler e Escrever são: apoiar o Professor Coordenador em seu papel de formador de professores dentro da escola; apoiar os professores regentes na complexa ação pedagógica de garantir aprendizagem de leitura e escrita a todos os alunos, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental I.; criar condições institucionais adequadas para mudanças em sala de aula, recuperando a dimensão pedagógica da gestão.

    Com a implantação do Ler e Escrever nas escolas do Município toda a estrutura da Secretaria Estadual de Educação será envolvida por meio da Diretoria de Ensino de Bauru e Secretaria Municipal de Educação, assim promoverá a participação dos gestores (Supervisores, Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas e Diretores de escolas), gerando discussão de conteúdos que ampliem as possibilidades de compreensão, apoio, acompanhamento e avaliação para a tomada de decisões voltadas à aprendizagem dos alunos. O Programa teve início em 2007 nas escolas da Capital Paulista e em 2008 ampliado para todo o Estado. Após a municipalização do Ensino Fundamental I, Pirajuí deixou de utilizar este material em suas escolas, passando a comprar os livros que os alunos iriam utilizar durante o ano letivo.

    A economia do município na aquisição do PROGRAMA LER E ESCREVER e EMAI será de mais de 250 mil reais por ano, além é claro da qualidade do material e toda a sua estrutura. O material é elaborado por um grupo de professores, mestres e doutores em Educação, uma equipe específica que vive e respira EDUCAÇÃO DE VERDADE.

    “Garantir a aprendizagem significativa dos alunos deve ser fundamental para uma alfabetização efetiva de toda Rede. Quero dizer que a a Dirigente Regional de Ensino, Gina Sanchez teve um papel fundamental para a aquisição do novo material, ela me incentivou e suas supervisoras ofereceram todo suporte técnico para o sucesso desta escolha importante. É assim que trabalhamos, em equipe e olhando para nossas crianças”, falou a Diretora de Educação, Flávia Barbieri.

    O município participa também do Programa Nacional do Livro Didático, que é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais.

  • 19/01/2018 - PREFEITO CESAR FIALA PARTICIPA DE COLETIVA DE IMPRENSA

    O Prefeito Cesar Fiala esteve hoje no Astron Hotel Bauru participando da assinatura do Acordo de Cooperação entre as prefeituras de 9 cidades e a Seja Digital que é o braço de operação do Programa do Governo Federal para implantar canais digitais em todo o Brasil. Houve uma coletiva de imprensa com a presença do representante legal da Seja Digital, o Diretor Presidente Sr. Antonio Carlos Martelletto, a Gerente Regional Sra. Rosana Padial e Prefeitos e representantes das cidades que compõe o Agrupamento de Bauru (Bauru, Agudos, Cabrália Paulista, Piratininga, Borebi, Avaí, Presidente Alves, Arealva e Pirajuí).

    A TV Digital está no Brasil desde 2008 e o primeiro Estado a tornar-se digital foi Goiás em 2015. Mais de 10 anos foram mantidos os sinais analógico e digital simultaneamente até o desligamento total em março/2016. A Seja Digital também tem foco em melhorias de Banda Larga no país, mas, o esforço maior, por enquanto são os canais para TV porque representam a fonte mais importante de informação e entretenimento da maioria das famílias brasileiras.

    Com o slogan “Não deixar ninguém para trás”, a Seja Digital tem meta de 100% das famílias conectadas em cada cidade.

    Quem tem direito ao kit gratuito são as famílias que estão beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros.

    A sua TV vai ter muito mais qualidade de imagem e som com a TV Digital e é importante que as famílias entendam que quem não retirar o seu kit de conversor digital, ficará sem TV. Em Pirajuí o sinal analógico será desligado dia 28/3/2018. Os kits podem ser retirados no Crás e nos Correios, basta levar o número do cadastro único. As famílias que retiram e instalam o kit ainda concorre a prêmios – serão 5 sorteios de janeiro a março/2018.

    O Prefeito Cesar Fiala em entrevista para a TVTem e também o SBT reforçou o seu compromisso em apoiar a Seja Digital no cumprimento de sua meta, ou seja, atender todas as famílias que precisam do conversor. Na ocasião, materiais de divulgação foi solicitado à gerência regional.

    “É importante ressaltar que o desenvolvimento de uma comunidade está diretamente ligado à evolução tecnológica e não podemos deixar Pirajuí fora dessa oportunidade” – falou o Prefeito Cesar Fiala em entrevista na cidade de Bauru.

  • 12/01/2018 - Prefeito Cesar Fiala pediu fim para máquinas caça-níqueis

    Há anos um grande espaço físico na Garagem Municipal vinha sendo tomado por antigas máquinas caça-níqueis apreendidas. Numa iniciativa muito positiva, o Prefeito Cesar Fiala acionou o Departamento Jurídico, por meio do Dr. Ricardo , para que um ofício fosse enviado para a Juíza de Direito, solicitando autorização para a remoção do material para outro local. A Juíza deferiu o pedido e ainda autorizou que o material fosse levado para a reciclagem, para ser desmontado para reaproveitamento de componentes.

    O Diretor de Trânsito, Sr. Ribeiro, atendendo à solicitação do pessoal da Garagem Municipal, envolveu-se na ação, até localizar a autorização no Cartório e em seguida no Fórum, acompanhando pessoalmente o deferimento do ofício pelo Prefeito Cesar Fiala, seguido do  despacho para o Rafael De Marco, Dir. Meio Ambiente, que finalizou o processo protocolando o transporte para a reciclagem.

    Assim, numa ação que envolveu várias pessoas, tivemos, além da liberação dos espaços na garagem municipal, o direcionamento do material, cujo reaproveitamento irá gerar renda para as famílias que dependem diretamente da atividade de reciclagem. “Estou muito feliz, pois foi uma ação que exigiu foco e atenção até o fim. Deu trabalho porque material parado há anos sempre demanda mais esforços, mas sabemos que foi de grande impacto e ganho para todos. Agradeço a todos que participaram da solução de mais um ponto de descaso e abandono” – falou o Prefeito Cesar.

  • 09/01/2018 - Prefeito Cesar Fiala direcionou obras para as Avenidas

    Apesar do mal tempo no momento das obras, o setor de obras da Prefeitura Municipal atuou nas Avenidas Orestes Quércia e Pouso Alegre realizando ações importantes. Desde que foram construídas, essas avenidas sofriam com o acúmulo de água. Mais recentemente com o asfaltamento do Jardim Aclimação e o Jardim América o volume de água aumentou. O Prefeito Cesar Fiala, em reunião com o setor de obras, autorizou a construção de várias bocas de lobo para escoamento das águas pluviais. As águas que arrastavam guias e sarjetas, ainda invadiam alguns dos comércios locais. Depois de feitas as obras, houve chuva no final de semana e todos puderam constatar que este é mais um problema que existia há décadas em Pirajuí e que agora passa para a lista de soluções nessa administração!